Ir para a informação principal da página
Escola+

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2, 3 Sophia de Mello Breyner Andresen

Plado de Atividades da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2, 3 Sophia de Mello Breyner Andresen da Brandoa (ano letivo de 2018/2019)


Um projeto de continuidade pelos alunos, pela escola e pela comunidade

É de forma entusiasmada que a Associação de Pais da Escola Básica 2, 3 Sophia de Mello Breyner Andresen da Brandoa tem vindo a realizar a sua atividade, estando a obter resultados que nos têm realizado e motivado.

Nos últimos dois anos, apostámos no envolvimento dos pais e da comunidade com a Escola e no desenvolvimento e organização da nossa atividade de forma sustentada.

Com o tema “Inclusão”, o ano letivo anterior foi iniciado a apostar no envolvimento da comunidade com a escola e na comunicação saudável e responsável com os pais, alunos, associações de pais, Direção e Coordenação do Agrupamento de Escolas, professores, instituições locais e junta de freguesia.

O apoio da escola, a participação dos pais e de todos os parceiros deu-nos a energia necessária para passar das palavras à concretização dos projetos que foram propostos, cujo principal objetivo é apoiar e valorizar os alunos, os professores, os assistentes, a escola e a comunidade.

Acreditamos que o envolvimento da comunidade é fundamental para fazer face aos desafios da escola de hoje, combatendo o insucesso e a indisciplina, promovendo nos alunos uma cidadania ativa e uma participação responsável na sociedade.

“A nossa terra”

Vivemos num concelho e localidade com que tem uma grande expressão de pessoas naturais de países estrangeiros, 17,8% do total da população, sendo que destes 37,2% são de origem Cabo Verdiana e 16,8% de origem Brasileira.

Assim, propomos que, este ano, o tema base seja “A nossa terra”, valorizando a riqueza presente na cultura, diversidade e origem de todos os alunos e suas famílias, acreditando que por esta via promovemos a integração, combatemos o insucesso e a indisciplina e valorizamos a riqueza multicultural que está presente nos alunos do Agrupamento de Escolas Fernando Namora.

Actividades:


17 de Setembro - Dia de receção aos alunos

Reunião conjunta com a Direção do Agrupamento de Escolas, Coordenação da escola e Representantes de Turma dos Encarregados de Educação

Acreditamos que a melhor forma de envolvermos os pais é valorizarmos o papel dos seus representantes de turma, para que sejam um elo de ligação com a escola e ajudem os pais e E.E. a exercerem uma cidadania ativa e responsável e a potenciarem a integração, o sucesso dos seus educandos e a valorização de toda a comunidade escolar.

Distribuição do Manual dos Representantes de Turma dos Pais e Código de Conduta para Pais e E.E.

Setembro 2018 – Segurança na Escola

Fomentar a segurança na escola e nas áreas adjacentes, cooperando com a Direção/Coordenação do Agrupamento de Escolas, PSP, Escola Segura e Bombeiros Voluntários, promovendo a segurança na escola e a caminho da escola, com a sensibilização dos alunos e Pais/E.E..

Distribuição do Folheto Segurança a caminho da Escola.

1º Período - Língua Gestual Portuguesa nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento

Propor 3 aulas de Lingua Gestual Portuguesa na Escola

Sensibilizar para a acessibilidade e para o ensino da Língua Gestual Portuguesa nas escolas e a inclusão das crianças e pessoas Surdas / Mudas.

Promover nos alunos o gosto pela comunicação e pela atividade social. Divulgar a Associação Cultural Surdos da Amadora.

10 de dezembro | Fórum Luís de Camões
Iniciativa “Nôs terra” (Em cooperação com a Associação de Pais da Escola Fernando Namora)

(“A nossa terra” em crioulo cabo-verdiano)

Adaptação do livro “Storia Storia” (Chiado Editora, Autora: Helena Centeio) a uma performance teatral.

Produção e Encenação: Ana Kerley (Atriz e Encenadora)

Presença de associações ligadas a Cabo Verde e outras associações ligadas à cultura de outros países.

Envolver a participação de pessoas da localidade de origem cabo-verdiana, promover a inclusão, promover a cultura Cabo-verdiana e a integração dos alunos e pessoas Cabo-verdianas e das restantes origens presentes no nosso Agrupamento de Escolas, promover o gosto pelo teatro, cultura e atividade social, divulgar e promover o livro “Storia Storia” sobre histórias tradicionais cabo-verdianas, promover a multiculturalidade.

Ao longo do ano letivo - Biblioteca Escolar

Manter a divulgação e cooperar com as iniciativas que sejam desenvolvidas pela Escola / Agrupamento de Escolas, nomeadamente as referentes a motivar hábitos de leitura e Feira do Livro.

Semana da Leitura

Manter a divulgação e cooperar com as iniciativas que sejam desenvolvidas pela Escola / Agrupamento de Escolas envolvendo a Associação Cultural Surdos da Amadora com a sua Intérprete de Lingua Gestual Portuguesa e a AAICA – Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes.

3º Período - Performance teatral APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

(Aguardamos informação da APPDA)

Ao longo do ano letivo - Divulgação de Informação

Divulgar informação relevante quer ao nível de atividades escolares, bem como informação sobre diversos aspetos educativos, pedagógicos e disciplinares, promovendo a recolha de contactos dos Pais/E.E. e seus representantes de turma e cooperando com a Direção/Coordenação do Agrupamento de Escolas e Grupos de Disciplinas.

Ao longo do ano letivo – Sustentabilidade

Desenvolver iniciativas que promovam a sustentabilidade financeira da associação de pais, nomeadamente campanhas de inscrição de sócio e de angariação de donativos para os projetos desenvolvidos em cooperação com a Escola ou outros projetos escolares.

Nas iniciativas e atividades com a presença de Pais/E.E., promover, sempre que possível, a existência de um espaço com fichas de inscrição de sócio e alimentação de apoio a preço acessível.

Cooperar e manter a parceria com a Junta de Freguesia de encosta do Sol e associações locais.

Campanhas iniciais: Campanha de Inscrição de sócio, Campanha de apoio à Rádio AEFN

Ao longo do ano letivo - Projetos dos Grupos de Disciplinas

Cooperar nos apoios que sejam solicitados relativos aos projetos dos diversos grupos de disciplinas. Divulgando, procurando envolver os pais/E.E. e valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos.

Ao longo do ano letivo - Projeto de Autoavaliação e Projeto de Ações de Melhoria do Agrupamento de Escolas

Continuar a cooperar no Projeto de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas e na implementação e divulgação das Ações de Melhoria.

Ao longo do ano letivo - Projeto “Instruir para Intervir” da AAICA – Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes

Continuar a parceria com a AAICA, sensibilizando os alunos para a importância da visão, motivando para uma cidadania ativa e responsável.

Propor à escola ações de informação/sensibilização (45 minutos) e destinadas a crianças e jovens em contexto escolar, nomeadamente na disciplina de Educação para a Cidadania.

Pretende-se partilhar com os alunos informação sobre a importância da sua visão, como vivem as pessoas cegas e com dificuldades visuais, como superam as inúmeras dificuldades diária e como as pessoas podem e devem interagir adequadamente, com pessoas com deficiência visual.

Ao longo do ano letivo - Bombrando (Em cooperação com a A.P. Escola Fernando Namora)

Ao longo do ano letivo - Propor à escola o projeto de música (percussão) que já esteve implementado no nosso agrupamento.

O trabalho dos Bombrando é solicitado por diversas entidades e é muito valorizado, para além de levar de forma muito positiva o nome da nossa freguesia a outras localidades

Os alunos poderão adquirir o instrumento de forma comparticipada

Este projeto de música promove a Escola, a nossa freguesia e a ocupação saudável dos jovens, ajudando a promover a integração, o sucesso escolar e a combater a indisciplina.

Ao longo do ano letivo - Rádio AEFN (Em cooperação com as A.P.’s das Escolas do Agrupamento)

Apoiar a Equipa da Rádio AEFN e escola nas iniciativas e programas que alunos, professores e grupos de disciplinas venham a desenvolver.

Apoiar a sustentabilidade do projeto de Rádio Escolar promovendo na comunidade local uma Campanha de Apoio à Rádio AEFN entregando os donativos e contributos na secretaria do Agrupamento de Escolas para que seja afeta ao orçamento da rádio.

3º Período / Último dia de aulas - Iniciativa de Final de Ano

Promover um evento com a apresentação e demonstração de atividades das diversas associações/instituições da freguesia e grupos de atividades da Escola (Como Dança, Música ou Teatro) com o intuito de ajudar a promover as mais valias da escola e da nossa freguesia, dando a conhecer atividades para a ocupação saudável dos jovens ajudando a promover a integração, o sucesso escolar e a combater a indisciplina.

Brandoa, 1 de Outubro de 2018



Ir para o início da página


Ligações Úteis:

  • Agrupamento de Escolas Fernando Namora
  • AAICA - Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes
  • APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
  • Casa das Histórias mágicas
  • Missão Arco Íris Feliz

Rádio AEFN - Agrupamento de Escolas Fernando Namora

Rádio AEFN - Agrupamento de Escolas Fernando Namora, uma rádio divertida

Página de Facebook Escola+

Página de Facebook

Associações de Apoio:


Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes - AAICA

AAICA - Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes

Associação de Apoio e Promoção à Inclusão de Crianças com Anafilaxia - Missão Arco Iris Feliz

Missão Arco Íris Feliz

Associação Portuguesa de Dislexia - DISLEX

Intervir com crianças, jovens e adultos disléxicos

Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - APPDA-Lisboa

APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo


Projetos


Olhares com Inclusão - AAICA

Projeto Olhares com Inclusão

Somos a Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes (AAICA), sem fins lucrativos,...