Warning: Undefined variable $pagelevel in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/index.php on line 4

Warning: file_get_contents(../../../breadcrump.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/data.php on line 13

Warning: file_get_contents(../../../../breadcrump.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/data.php on line 14

Warning: file_get_contents(../../../../../breadcrump.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/data.php on line 15

Warning: file_get_contents(../../../../../../breadcrump.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/data.php on line 16

Warning: file_get_contents(../../../../../../../breadcrump.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/data.php on line 17

Warning: file_get_contents(../../../../../../../../breadcrump.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/data.php on line 18

Warning: file_get_contents(../../../../../../../../../../breadcrump.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/data.php on line 19
O papel das associações de pais como agentes de informação

O papel das associações de pais como agentes de informação

Informação atualizada em 08/06/2020

A comunicação das associações de pais com os encarregados de educação é fundamental.

Nunca foi tão importante, como agora, o papel das associações de pais como agentes de informação para o pais e comunidade.

A informação é veiculada à velocidade da luz e muitas pessoas não possuem hábitos e formação suficiente para adotar uma postura crítica em relação às informações que lhes são transmitidas e divulgar somente informação útil e credível.

As associações de pais podem atuar como agentes de informação, de forma simples mas ativa, fazendo a ponte entre as escolas, pais, encarregados de educação e comunidade local.

Partilhamos algumas experiências que nos chegam do Agrupamento de Escolas Fernando Namora, Brandoa (Freguesia de Encosta do Sol - Concelho da Amadora) que podem ser replicadas pelas associações de pais.

Meios de divulgação de informação escolar

O email é uma boa ferramenta de comunicação, contudo a mensagem por SMS ou WhatsApp tem uma maior eficácia e velocidade de transmissão, facilitando também a partilha de informação.

A utilização de páginas de Facebook é uma opção complementar, contudo, o seu alcance é limitado devido ao número de utilizadores que poderão estar a seguir ou não a respetiva página e ao alcance que o Facebook permite a cada publicação sem que tenha de se pagar. Neste caso é preferível optar por divulgar em formato de imagem ou vídeo porque possuem maior visibilidade.

As imagens das publicações no Facebook devem ter o tamanho adequado para que se apresentem por inteiro quando estão a ser visualizadas no feed de publicações. Basta fazer uma pequena pesquisa para saber o tamanho adequado a cada publicação.

Devido à grande quantidade de informação nas redes sociais, as publicações nestas plataformas nem sempre é devidamente considerada mesmo quando é séria e credível.

Consideramos que o contacto dirigido através de meios como a mensagem SMS ou WhatsApp é mais eficaz a transmitir a informação.

Contacto direto com os encarregados de educação e representantes de turma por WhatsApp

A comunicação por WhatsApp permite que os E.E. recebam informação urgente em tempo real.

Para que possa ser respeitada a proteção de dados, não devem ser criados grupos para envio de informação aos E.E., pois todos os destinatários ficam com acesso aos contatos de todas as pessoas do grupo.

O WhatsApp tem uma funcionalidade que permite enviar mensagens para diversos contatos de uma só vez sem que os destinatários tenham acesso aos dados de outras pessoas, chama-se "Novo Envio" ou "Nova Transmissão".

As listas de "envio" ou "transmissão" são listas de contatos para as quais se podem enviar mensagens mais de uma vez, sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio.

Como usar "Novo Envio" ou "Nova Transmissão"

  1. Devem ser recolhidos os dados dos destinatários respeitando a Lei de Proteção de Dados.
    A ficha de inscrição de sócio na associação de pais pode já conter um campo onde as pessoas que desejam ser contactadas informem o seu consentimento de forma clara.
    A associação de pais pode ter uma folha de recolha de dados que também tenha o campo de consentimento para as pessoas poderem receber informação.
  2. A associação de pais deve obter um telemóvel só para este efeito, qualquer equipamento dos mais económicos serve. Os dados dos contactos devem ser colocados neste telemóvel. Os contactos não devem ser carregados em telemóveis de uso pessoal por uma questão de proteção de dados.
  3. A Associação de pais pode adquirir ou obter um cartão de telefone SIM só para este efeito ou poderá utilizar um número que já pertença à associação, isto para evitar a utilização de números particulares.
  4. Instalar e configurar a aplicação WhatsApp disponível para a maioria dos dispositivos móveis.
  5. Criar uma lista de envio ou transmissão
    • Abra o WhatsApp;
    • Mais opções;
    • Novo envio/Nova transmissão;
    • Procure e selecione os contactos que você deseja adicionar à lista;
    • Toque na marca de confirmação.
  6. De seguida deve enviar uma mensagem individual a cada contacto que está na lista de envio ou transmissão a pedir que adicionem o contacto da associação de pais (o número que fica associado ao WhatsApp) aos seus contactos. Ao enviar uma mensagem para a sua lista de envio ou transmissão, ela só será entregue aos destinatários que têm seu número guardado nos seus telemóveis.
    As respostas enviadas pelos destinatários da sua lista de envio ou transmissão só serão entregues à associação de pais. Os restantes contactos não têm acesso nem aos contactos nem às mensagens de resposta dos destinatários.
  7. A lista de envio ou transmissão pode ser editada
    • Abra sua lista de envio ou transmissão.
    • Toque em Mais opções;
    • Dados da lista de transmissão.
    • Nos dados da lista de transmissão pode:
      • Mudar o nome da lista ao tocar em Editar.
      • Adicionar destinatários à lista ao tocar em Adicionar destinatário...
      • Remover destinatários ao tocar em Editar destinatários e em "x" próximo ao nome do contacto e, em seguida, na marca de confirmação.
  8. A lista de envio ou transmissão pode ser apagada:
    • Toque e segure a lista de envio ou transmissão que deseja apagar.
    • Toque em Apagar lista de envio ou transmissão > APAGAR. Pode escolher se deseja apagar todos os arquivos de multimédia ou não.
    • Se preferir, abra a lista de transmissão que deseja apagar, toque no nome da lista ou dos destinatários e, em seguida, em Apagar lista de envio ou transmissão > APAGAR.

Estes são só alguns exemplos, a tecnologia proporciona inúmeras ferramentas de comunicação.

É importante que sejam escolhidas as que são eficazes e respeitam a Lei da proteção de dados, verificando sempre a qualidade da informação prestada, só assim existe confiança por parte de quem é informado.


Fatal error: Uncaught TypeError: fclose(): Argument #1 ($stream) must be of type resource, string given in /home/cvlkzakm/public_html/page_index.php:122 Stack trace: #0 /home/cvlkzakm/public_html/page_index.php(122): fclose('area_menu.php') #1 /home/cvlkzakm/public_html/informacao/projetos-acoes-e-iniciativas/o-papel-das-associacoes-de-pais-como-agentes-de-informacao/index.php(5): include('/home/cvlkzakm/...') #2 {main} thrown in /home/cvlkzakm/public_html/page_index.php on line 122