A Importância da Acessibilidade na Internet: Projeto Dolphin

Informação atualizada em 08/06/2020

A Escola+ adotou um gestor de páginas de Internet mais inclusivo.

A acessibilidade das páginas de Internet é tão importante e legalmente considerada como a acessibilidade aos edifícios e equipamentos públicos.

A sua importância aumenta se considerarmos as circunstâncias em que vivemos e o grande número de pessoas idosas, com baixa visão, cegas, surdas ou com outras características físicas / intelectuais que recorrem à Internet para trabalhar, estudar ou obter informação e conteúdos.

Se analisarmos as páginas de Internet de muitas empresas, instituições públicas e outras entidades, verificamos que a grande maioria não assegura um acesso livre e igual a todos.

Alguns dos desafios mais comuns

  • Excesso de informação e poluição visual a que o utilizador é exposto, dificultando o acesso à informação a pessoas idosas, cegas, amblíopes, com Perturbação do Espectro do Autismo ou com dificuldades de entendimento;
  • Imagens com falta de texto alternativo, impedindo que as pessoas cegas tenham acesso ao seu conteúdo (como imagens de documentos digitalizados);
  • Formatação incorreta dos elementos que constituem as páginas impedindo que os programas de tecnologia assistida possam interpretar a sua informação de forma correta para o utilizador;
  • Sistemas de menus que dificultam ou não permitem a navegação por teclado;
  • Tipo de letra, tamanho, cores ou contraste desadequados a pessoas com baixa visão como idosos e amblíopes, não permitindo o seu aumento sem que os restantes elementos da página deixem de ser visíveis.

A Escola+ implementou no seu site o projeto "Dolphin - Friendly Web Page"

O gestor de páginas de Internet "Dolphin - Friendly Web Page", foi desenvolvido tendo como referência as normas de acessibilidade WCAG 2.0.

Foi programado para melhorar a comunicação das instituições, associações e organizações sociais para a comunidade, garantindo a igualdade de acesso.

As suas páginas são muito rápidas e eficientes proporcionando uma ótima experiência mesmo em telemóveis.

O seu aspeto gráfico, funcionalidades e organização simplificada permitem:

  • Garantir a todas as pessoas a igualdade no acesso à informação, independentemente das suas características e equipamento utilizado.
  • Facilitar a navegação e organização da informação;
  • Aumentar a eficiência e funcionalidade;
  • Melhorar a imagem da instituição junto do seu público alvo e comunidade.

Todos ganham!

Partilhe a sua experiência

O Projeto "Dolphin - Friendly Web Page" está aberto a ser melhorado e implementado em instituições, associações e organizações sociais.

Partilhe conosco a sua opinião e experiência ou saiba como este projeto pode ser implementado, contactando-nos para info@escolamais.pt.


"Somos todos iguais, temos somente ritmos diferentes."

(autora do livro O Menino que Colecionava Estrelas)


Participe

Contribua fazendo-nos chegar informação sobre projetos, iniciativas e boas práticas para info@escolamais.pt.

O site da Escola+ inplementou o projeto "Dolphin - Friendly Web Page" para que a nossa informação seja acessível a todos, independentemente das suas características físicas ou intelectuais.

Partilhe connosco a sua opinião e experiência ou saiba como este projeto pode ser implementado, contactando-nos para dolphin@escolamais.pt.